sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pesquisando sobre gêneros textuais


Olá pessoal, eu estive Pesquisando na internet sobre gêneros textuais e encontrei algumas coisas muito interessantes.
Fonte - www.google.com.br

Gêneros
:
São os textos que encontramos em nosso cotidiano, são formas de comunicação e podem ser definidas por estilo, função, composição e conteúdo, mas o que seria isso? vejamos:
.Estilo - será como o texto será apresentado e o que ele irá transmitir.
.Função - será a ação que esse texto vai exercer como por exemplo informar algo ao leitor.
.Composição - elementos que irão formar o texto como um todo.
.Conteúdo - é tudo que estará contido no texto.

Exemplos
: Carta pessoal, comercial, bilhete,Diário pessoal, agenda, anotações,Romance,Resenha,Blog,E-mail ,Bate-papo (Chat),Orkut,Vídeo-conferência, Second Life (Realidade virtual),Fórum,Aula expositiva, virtual,Entrevista,Lista de compras,Piada,Sermão,Cardápio,Instruções de uso,Inquérito policial,Telefonema, etc...

.Tipos: Designam uma seqüência definida pela natureza lingüística de sua composição. São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas.

.Exemplos:Narração,Descrição,Argumentação,Injunção,Exposição.

Gênero é o material que vamos utilizar para nos comunicar e o tipo é a natureza dessa comunicação, seja para narrar um acontecimento ou informar uma notícia, temos de entender a diferença entre gênero e tipo para não nos confundirmos na hora de trabalharmos um texto com nossos alunos ou mesmo no nosso cotidiano fora da escola, é isso ai pessoal, espero ter dado minha contribuição, um grande abraço!!!

Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário, beijos!!