sexta-feira, 1 de maio de 2009

Avaliação formativa e portfólio


Na aula do dia 30/04/09,o professor Ivan nos trouxe vários assuntos como a avaliação formativa e de como se constrói um portfólio, olha que legal!
A avaliação formativa: o que será isso? avaliação formativa é uma formação que dá ao aluno a possibilidade de expressar e mostrar o que aprendeu com liberdade, respeitando o seu tempo.

O professor deixa o lugar de transmissor e passa a ocupar o de mediador entre o aluno e o conhecimento. Nesta avaliação, o aluno tem a liberdade de formular suas hipóteses e que através da mediação do professor, podem ser confirmadas ou não.
Na minha opinião esse tipo de avalição permitirá ao professor ter uma visão mais ampla da construção do conhecimento dos alunos, podendo assim estimula-los ainda mais a construir seu conhecimento, desenvolvendo assim uma melhor relação professor - aluno, pois essa avalição possiblita todas essas coisas.

O que é um portfólio?

É um conjunto de produções organizado pelos alunos, para que eles e o professor em conjunto possam acompanhar o progresso e os avanços na aprendizagem de uma determinada área, o aluno participa ativamente de todo o processo de construção do portfólio e fazem uma reflexão de como ele permitiu formar novos objetivos de aprendizagem.
Refletindo: na maioria das vezes temos aquela concepção que só provas e testes medem o conhecimento dos alunos, é necessário abrirmos nossas mentes para compreendermos outras formas de avaliação que nos permitirá refletir sobre a construção do conhecimento de nossos alunos, e a criação de um portfólio será uma boa opção para atingirmos esse objetivo.
É pessoal.. estamos avançando né? depois continuaremos, ainda tem muita coisa boa para aprendermos durante nossas aulas, até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, beijos!!