quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Retomando o Blog!!

Caraca quanto tempo se passou hein!!! mas senti saudade do meu cantinho e vou retoma-lo, tantas coisas aconteceram mas é hora de voltar, aqui quero continuar falando de Alfabetização, mesmo tendo mudado o assunto da minha monografia, pois estou falando sobre financiamento da educação,a alfabetização é algo que me encanta, ver um criança ou um adulto aprendendo a ler a escever realmente me deixa encantada, amigos vou reunir material e logo retomo aqui viu, quem tiver material sobre o assunto e quiser me ajudar é só entrar em contato comigo, mil bjs!!!

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ano de formatura


Oie meus pedagogos de plantão.... eu estava com saudade de escrever pra vocês, caraca o tempo voou e esse é um ano muito especial pra mim, ano de formatura, e ainda tenho tanta coisa pra fazer, é estágio, monografia, grupo de pesquisa, projetos.... fico preocupada, com frio na barriga me perguntando se vai dar tudo certo... ai tá bom vou confessar tô apavoradaaaaaaa com medo de não consegui fazer tanta coisa a tempo mas isso deve acontecer com todo mundo né?
Quanto a monografia eu quero falar sobre a importância da alfabetização no contexto social da criança, vou defender como vai ser importante para a criança ser alfabetizada, pois não apenas permitirá a ela o avanço de sua escolarização mas também proporcionará ela uma melhor interação social, se alguém tiver dica de leitura pra me dar toda ajuda será bem vinda.
Bom galerinha foi legal escrever para vocês vou estar postando aqui assuntos sobre alfabetização já que esse blog é voltado para isso, se tiverem alguma dúvida, sugestão, crítica ou elogio fiquem à vontade, ah eu vou estar pesquisado um pouco mais sobre oralidade e depois eu posto aqui minhas descobertas ok.... que Deus abençoe a todos, bjsssss!!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Galera linda eu vou continuar com meu blog!!


Olá galerinha eu vou continuar com meu blog, o período na faculdade acabou, mas eu vou dedicar esse espaço a um assunto que amo muito que é a alfabetização,eu estou curtindo minhas férias mas a partir de agora vou começar a me dedicar a esse cantinho, não deixe de visitar o meu blog, pois tem muitos assuntos a serem tratados aqui, um grande abraço galera, em breve teremos novidades, que Deus abençoe vcs, beijão!!!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Mensagem Final!!!

Pessoal ,estou deixando uma pequena mensagem para vocês, é uma forma de dizer muito obrigada por tudo...... obrigada mesmo!!!!




video

Sintese Conclusiva



É.... estamos chegando ao final do período na faculdade, quero com vocês fazer uma síntese de tudo que estivemos estudando em nossa disciplina Tendências atuais da Língua Portuguesa I. Nossa aventura começou no primeiro dia de aula quando o professor Ivan propôs como forma de avaliação criarmos um portfólio eletrônico, foi muito legal , pois foi uma coisa diferente de tudo que já tinhamos feito até aquele momento. Em nosso primeiro texto vimos o que é um portfólio eletrônico e estudamos o que é uma avaliação formativa, e o que é isso? o portfólio é um conjunto de produções organizado pelos alunos, para que eles e o professor em conjunto possam acompanhar o progresso e os avanços na aprendizagem de uma determinada área, o aluno participa ativamente de todo o processo de construção do portfólio e fazem uma reflexão de como ele permitiu formar novos objetivos de aprendizagem e avaliação formativa é aquela em que o professor deixa de ser o transmissor e passa a ser o mediador entre o aluno e o conhecimento. No texto Gêneros textuais estudamos que há gêneros e tipos de texto: o gênero é o que vamos utilizar para nos comunicar, um exemplo de gênero é uma carta e o tipo de texto é a natureza dessa comunicação, se é descritiva, narrativo, então devemos estar atentos para não confundirmos gênero com tipo na hora de escolhermos um texto Outro texto interessante foi o ´´ Processos iniciais de leitura e escrita``, ficou gravado na memória a atividade que ele propõem, ao desenvolver essa atividade com meus alunos da escola bíblica dominical me senti muito enriquecida, pois pude ver como as crianças reagem de formas variadas ao mesmo texto, foi muito bom!!!! Fizemos uma atividade em sala de aula sobre oralidade e escrita, onde falamos sobre: a fala e a escrita, os componentes da conversação, os níveis de estruturação do texto... se você não leu ou quer relembrar o assunto dá uma olhadinha nas primeiras postagens do blog. Ah sim.. fiz uma pequena pausa para uma brincadeirinha(hehehe!!!), mas é só brincadeira viu estudar é muito bom viu pessoal!!! No dia 04/06/09 tivemos a nossa primeira socialização, eu estava com medo mas foi uma tarde muito legal, onde tive a oportunidade de tirar dúvidas, aprender um pouquinho mais com vocês. Postei aqui também uns vídeos com a entrevista da especialista em alfabetização Profa DraTelma weisz, se vocês não assistiu não sabe o que está perdendo, ali há dicas muito importantes para que quer como eu atuar na área de alfabetização, vale a pena conferir. Refletindo sobre o texto ´´Problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem`` esse texto foi escrito por Emília Ferreiro que foi aluna de Jean Piaget, dentre outras coisas, o texto nos mostra o desafio enfrentado por professores que é o de pensar e repensar o processo de alfabetização, tornando os alunos participantes ativos desse processo. ressalta que nós professores devemos ter sensibilidade para percebemos a realidade de nossos alunos, com isso usarmos materiais e Finalizando, o texto ´´ A construção do conhecimento da escrita`` escrito por Ana Teberosky atividades adequadas para que eles avançem nessa deliciosa tarefa de descobrir a escrita, é interessante que o texto da Emília Ferreiro também toca nesse assunto. É isso ai pessoal.. concluimos, agora é só esperarmos a socialização que vai ocorrer no dia 30/07 para podermos apresentar nossos portfólios e finalizando nossas aulas de Taelp. Até lá pessoal!!!
Ah pessoal eu me esqueci de um pequeno detalhe e fui lembrada dele pelo professor... hehe
Acho interesante sim falar de como foi o processo de aprendizagem na construção do portfólio, foi bem complicado pessoal, pois eu enfrentei um problema muito sério, que é o fato de não ter um computador, fiquei dependendo de computadores de terceiros, tipo o laboratório da faculdade, lan house, e isso dificultou muito a minha vida, mas eu sinto que tudo valeu a pena, toda essa dificuldade pelo menos pra mim me enriqueceu muito, até participei da produção de um pequeno vídeo vejam só vocês.... foi bom participar dessa aventura e cada postagem que fiz se tornou valiosa, pois foi a base de muita dificuldade, pois você acaba não tendo acesso a todas as ferramentas necessárias e nem tempo para poder manusea-las, então valeu mesmo!!!

Reflexão- texto 6


Caríssimos amigos... vou postar aqui uma reflexão sobre o texto: A construção do conhecimento sobre a escrita`` escrito Por Ana Teberosky e Tereza Colomer. Esse texto nos traz muitas informações interessantes, então vou buscar descreve-las aqui da maneira mais clara possível.Ele fala do processo da leitura e da escrita sob o ponto de vista da criança, afinal elas também possuem opinião não é mesmo? logo no início do texto, as autoras apresentam uma pesquisa feita com uma criança de 5 anos que começa a escrever o seu nome e mostra a evolução do conhecimento da menina acerca do seu própio nome, ontem me lembrei dessa parte quando minha sobrinha de 4 aninhos me pediu papel e caneta e depois veio toda orgulhosa me mostrar que sabe escrever o seu nome, ela escreve ainda de maneira rústica, mas não é que dá para entender que é o nome dela? ela está adorando também desenhar as formas geométricas, principalmente o quadrado. Mas voltando ao texto, percebemos que a escrita da criança vai sendo construida e é a partir dela que elas criarão a sua concepção de escrita, sendo muito importante a participação dos adultos e os professores devem ficar atentos, pois existem muitos estudos para auxilia-los nessa área. E tem mais: por volta dos 4 anos ( pude ver isso na prática através da minha sobrinha) a criança estabelece as condições gráficas para que haja leitura, então já considera que o texto apresenta alguma intencionalidade e achará que a intenção será o de denominar nomes aos objetos ali representados na imagem e será essa a primeira função atribuida a escrita que é a de representar os nomes para denominar objetos e pessoas. É basicamente isso, o texto nos mostra que as crianças constroem suas hipóteses sobre como ocorre a leitura e a escrita , nós como professores deveremos estar atentos para sabermos se material que utilizaremos e as atividades que vamos propor aos nossos alunos vão condizer com a realidade deles, só assim poderemos auxilia-los a desenvolver sua leitura e escrita. Bom pessoal é só.... tomara que vocês gostem, um grande abraço a todos!!!

sábado, 25 de julho de 2009

Entrevista!!

Olá pessoal vou postar aqui a entrevista completa com a Profa Dra Telma Weisz, especialista em alfabetização.ela comenta dois vídeos, o primeiro foi feito há mais de 20 anos atrás sobre a construção da escrita pela fundação do desenvolvimento da educação e o outro pelo programa de formação de professores alfabetizadores em 2001 no qual a Profa é colaboradora, assistam a entrevista que tem muito haver com os textos 5 e 6, assistindo a esse vídeo vai ajudar a entender um pouquinho mais sobre o processo de construção da escrita, leiam as minhas reflexões também ok pessoal!!!