segunda-feira, 25 de maio de 2009

Refletindo sobre a Oralidade e a Escrita



Estivemos trabalhando o texto ´ Oralidade e Escrita`, esse texto fala sobre a atividade conversacional e descobrimos muitas coisas interessantes, por exemplo:

Fala e escrita

. Apesar dos vários estudos sobre o tema, ainda são desconhecidos de muitos pesquisadores, tendo ainda muito o que se estudar sobre o assunto.
. Não se trata de falar certo ou errado, mas sim de saber a forma certa de usar a fala, considerando a sua forma ou característica de comunicação, se adequando as diferentes formas de se comunicar.
. Considerou-se durante muito tempo a língua falada, até a década de 60, o lugar do ` caos`
.Com o surgimento do estudo dos textos, mudou-se o enfoque.

Componentes da conversação
.O assunto: meio de estabelecimento e a manutenção dos relacionamentos sociais;
.Os papéis:
como participantes de situações sociais, somos requisitados a nos comportarmos de um modo particular em uma determinada situação e de modo diferente em outra;
. A situação: um encontro face a face. Os participantes precisam estar atentos às atividades verbais e não-verbais pois a situação em que se fala pode afetar a conversação;
. Modo do discurso:
é determinado pelo propósito da interação e dele decorre um grau maior ou menor de formalidade;
. Meio: corresponde ao canal de comunicação pelo qual a mensagem é transmitida oralmente.


Níveis de estruturação do texto

• LOCAL à a conversação acontece através de turnos em que os interlocutores se alternam e desenvolvem suas falas um após o outro.
• GLOBAL à ocorre ao mesmo tempo que a organização local, a formulação textual necessita de cartas normas de organização, sobretudo no que diz respeito à condução do tópico discursivo.
Para se elaborar um texto escrito, precisa haver um objetivo ou intenção do locutor, senão não ocorre comunicação.
Uma das medidas da construção de um texto é o parágrafo, composto de um ou mais períodos e devem se relacionar a uma idéia importante, existem parágrafos narrativos,descritivos e dissertativos.
Para que se possa interpretar um texto é necessário que ele tenha coerência e envolve fatores cognitivos,linguisticos e interacional.
Numa conversa encontramos a presença de quatro fatores básicos da organização da fala:
Turno - é quando um interloctor está com a palavra. A conversação é uma sucessão de turnos;

Tópico - é o assunto sobre o qual está se falando; age como elemento estruturador da conversação;
Marcadores discursivos - servem para designar elementos verbais, não linguísticos e prosódicos que desempenham funções interacionais nas falas. Ex.: riso, olhar, claro, certo, viu?
Par adjacente é um elemento básico da interação. Ocorre para organizar localmente a conversação.

É isso ai pessoal... basicamente é isso, se ficar faltando mais alguma coisa eu prometo a vocês que farei as considerações necessárias e correções também, tomara que essas aulas nos ajudem a aprendermos a falar e a escrever corretamente né? beijos a todos!!!!


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